sexta-feira , 19 abril 2024
Home / Destaque / Educação Municipal realiza ação de combate à violência contra a mulher
Fotos: PMC

Educação Municipal realiza ação de combate à violência contra a mulher

A rede Municipal de Educação de Chapecó, no ano de 2021 desenvolveu o Projeto Parada Maria da Penha, o qual alcançou todos os alunos do ensino regular de 1º ao 9º anos. O escopo principal do projeto foi a prevenção da violência doméstica contra a mulher, promovendo a educação para a igualdade, por meio de informações e formações específicas aos professores e alunos. Enquanto Secretaria de Educação desejamos com este projeto promover ações conjuntas que favoreçam o engajamento das unidades escolares na difusão da proposta de prevenção a violência e a efetiva participação dos alunos; também, fomentar nas comunidades escolares da rede pública debates e atividades que envolvam a prevenção da violência doméstica contra a mulher; além de, difundir informações relativas às legislações que abordam as dimensões dos direitos das mulheres, da igualdade, do respeito e da equidade; e por fim, estimular o cumprimento de ações continuadas de combate à violência contra a mulher.

Neste sábado aconteceu, em frente à catedral Santo Antônio, o encerramento da última etapa do Projeto, a distribuição de Adesivos com logomarcas criadas pelos alunos. Neste dia os alunos vencedores da Ação, “primeiro concurso de desenho”, distribuíram adesivos com seus desenhos e logomarcas aos motoristas que passaram pelo local. A ação fez parte do projeto e teve como objetivo abordar a temática conscientização do combate à violência contra a mulher. A atividade na praça contou ainda com a participação da Rede Catarina, pois acreditamos que a mudança cultural de fato acontece quando se constroem juntos quando somos parte do processo. Cerca de 500 carros foram adesivados.
Para a Aluna Kiara Isabelli da Silva aluna do 5º ano da EBM Dilso Cechin “ é muito legal participar desse Projeto e ver os adesivos que nós trabalhamos na Escola nos carros e lembrando que as mulheres merecem respeito e cuidado.”
Uma das ações do Projeto foi a realização do do 1º CONCURSO DE DESENHO “PARADA MARIA DA PENHA” – SEDUC/2021 que consistiu na criação de uma logomarca com um desenho que representasse o combate à violência contra a mulher. O desenho da logomarca foi desenvolvido pelos alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º) e II (6º ao 9º) anos, sob a orientação do professor do componente curricular de arte.Hoje estamos aqui com os dois alunos vencedores: a Kyara da EBM Dilson Cecchin e o Gabriel da EBM Vila Real para concretizar a nossa ação. “A mudança de cultura acontece de fato quando se constrói junto, quando somos parte do processo” É nisso que a Secretaria Municipal de Educação acredita! Complementou Marcia Wurzius diretora Pedagógica e de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Educação.

Fonte: PMC

Kyara da Silva da EBM Dilson Cecchin
Gabriel dos Santos da EBM Vila Real

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

MUSEU ANTONIO SELISTRE DE CAMPOS (MASC) COMPLETA 46 ANOS

O Museu Antônio Selistre de Campos (MASC) completa neste dia 19 de abril, dia dos ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.