segunda-feira , 15 abril 2024
Home / Destaque / Educação Fiscal e tributária é tema de aulas de matemática no Dia da Liberdade de Impostos
Fotos: Diego de Bastiani/SEDUC

Educação Fiscal e tributária é tema de aulas de matemática no Dia da Liberdade de Impostos

O dia 02 de junho é marcado pelo Dia da Liberdade de Impostos. No Brasil, campanhas foram criadas para conscientizar a população quanto ao peso dos tributos sobre produtos e serviços. E você já se perguntou quanto pagamos de impostos? Ou como é calculado esses valores arrecadados? Os estudantes da EPC Cyro Sosnosky, durante as aulas de matemática, aprenderam a identificar e calcular a carga tributária dos produtos e serviços.
O estudo é pautado em diversas habilidades proposta no currículo, como por exemplo, porcentagem, acréscimos e decréscimos percentuais e sistema tributário brasileiro, além do conteúdo de educação fiscal e financeira ser um tema transversal, ou seja, perpassa todas as áreas de conhecimento e está presente em nosso dia a dia.
Diversas atividades foram abordadas em sala e com base nessas informações os estudantes analisaram cupons fiscais, percebendo a importância de pagar impostos e fiscalizar os serviços públicos. Houve a construção de um mural do Impostômetro dando publicidade aos serviços que são financiados pelo cidadão através do seus impostos, ou seja, em educação, saúde, segurança, lazer e infraestrutura. Com uso de tablets, os alunos fizeram pesquisa em lojas virtuais como produtos da linha branca, calculando o valor dos impostos atribuídos.
“A educação fiscal é um direito e um compromisso do cidadão, participando de forma direta, fiscalizando e fazendo valer seus direitos. Cumprir os seus deveres como contribuinte, significa colaborar com o crescimento do país e melhoria de vida das pessoas”, comentou Marco Antônio Vieira, Professor da EPC Cyro Sosnosky.

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Dia D de vacinação em Chapecó

No sábado, 13 de abril, será Dia D da Campanha de Multivacinação nas 26 unidades ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.