segunda-feira , 15 abril 2024
Home / Educação / EBM Jardim do Lago apresenta projeto de leitura
Imagem: PMC

EBM Jardim do Lago apresenta projeto de leitura

A Escola Básica Municipal Jardim do Lago, do bairro Efapi, realizou na tarde desta segunda-feira, 22, uma reunião, em formato online, para entrega do projeto de leitura produzido pelo grupo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Letras da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Além disso, foi realizada a exposição das atividades e oficinas ministradas pelos pibidianos ao longo do ano letivo de 2021.
As atividades foram desenvolvidas na modalidade online, com momentos síncronos e assíncronos, devido ao contexto pandêmico da COVID-19, e organizadas para aproximar o grupo de discentes do PIBID ao contexto escolar. Os planejamentos, escrita do projeto de leitura e aplicações de oficinas foram realizados com turmas de ensino fundamental II – 6°,7° e 8° anos – durante o ano letivo de 2020/2021.

Para a coordenadora do programa, Aline Daga Cavalheiro, o PIBID é um dos programas que mais articula o trabalho da universidade com as instituições educativas. “Além disso, a proposta trabalha pelo ‘fazer com’, para que a formação dos pibidianos seja feita com alunos, com os professores, com os gestores, proporcionando, assim, um maior preparo para desenvolver a futura profissão”.

“O PIBID abraçou um dos nossos projetos sobre leitura que se chama ‘Era uma vez no Jardim’ que é permanente e flexível, podendo ser ajustado às necessidades da instituição, trabalhando com temas variados. Ele foi desenvolvido do 1º ao 9º ano e o PIBID o aplicou do 6º ao 8º ano. Essa parceria surgiu, pois foram os professores de Língua Portuguesa que buscaram o auxílio e contribuição do programa”, explicou a vice-gestora da EBM Jardim do Lago, Jaqueline Pompeu da Silva Bressiani. “Nossa proposta para os professores é construir os projetos de forma coletiva e a participação dos pibidianos representa a contribuição da sociedade”, concluiu.

Os articuladores de Língua Portuguesa e Matemática participaram da reunião e agradeceram, em nome da Secretaria Municipal de Educação, a parceria que ocorreu entre universidade e escola.

Fonte: PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Secretaria de Educação realiza reunião com motoristas do transporte escolar

A Secretaria Municipal de Educação realizou no auditório, na manhã de hoje (09), uma reunião ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.