sexta-feira , 19 julho 2024
Home / Chapecó / EBM ANDRÉ ANTONIO MARAFON REALIZOU IX EDIÇÃO DO PROJETO ECOPEDAL E CAMINHADA ORIENTADA
FOTO: Diego de Bastiani/SEDUC

EBM ANDRÉ ANTONIO MARAFON REALIZOU IX EDIÇÃO DO PROJETO ECOPEDAL E CAMINHADA ORIENTADA

Com o intuito de promover ações que ultrapassassem os muros da escola e ao mesmo tempo sensibilizar os estudantes para olhar o bairro em que vivem como um espaço-tempo que nos permite vivenciar diferentes formas de ser/estar no mundo, a EBM André Antonio Marafon criou, em 2015, o projeto Ecopedal e Caminhada Orientada. A iniciativa partiu das professoras de Educação Física com o objetivo de incentivar a prática do exercício físico para promoção à saúde, bem como o (re)conhecimento e conservação do meio ambiente que constitui o bairro Esplanada.
Neste ano, ocorreu a IX edição do projeto, para a qual a instituição organizou dois grupos de acordo com as escolhas dos alunos. Ambos saíram da escola seguindo trajetos diferentes. O grupo do Pedal seguiu uma rota escoltada pela Guarda Municipal. Já o outro, seguiu caminhando em outra direção, onde plantaram mudas de plantas frutíferas em um terreno adotado pela escola.
O estudante Enzo Henrique Mantovani, do 9º ano, participou de todas as edições do passeio e afirmou que é um momento para conhecer o bairro, os vizinhos e descontrair com os colegas. “Na comunidade tem muitos vizinhos que nos acompanham e participam das atividades, e esse contato é muito bom”. E complementou: “Hoje em dia vivemos em um mundo que está cada vez mais poluído e essa atividade em que plantamos as árvores é muito importante! Ela gera a redução da ebulição global e aumenta a sombra, o ar fresco… tudo que estamos precisando”.
Para conscientizar os alunos a participar, durante as aulas de Educação Física, as professoras buscam dialogar sobre os benefícios da atividade física para a promoção à saúde e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida. O projeto conta com a participação de vários componentes curriculares, tornando-o interdisciplinar e contribuindo assim, para um trabalho coletivo e mais eficaz.
Astrit Tozzo, Secretária de Educação, salienta o quão importante e saudável é este projeto. “Além de incentivar os alunos a praticar uma atividade física, o projeto aproxima as crianças e jovens do bairro em que vivem, possibilitando que eles o percebam e possam identificar pontos em que podem contribuir, como a arborização, a limpeza, e a organização de uma forma em geral’, explicou Astrit.

Fonte: Assessoria PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Pelo Estado – Entrevista: Silvio Dreveck, Secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Estado

“Santa Catarina é o Estado com a melhor segurança do Brasil, que investe em tecnologia, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.