domingo , 23 junho 2024
Home / Cultura / DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
Imagem: Reprodução

DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

O dia 15 de junho é o dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa e o tema será trabalhado pela Secretaria de Assistência Social na Cidade do Idoso, em atividade prevista para às 11h. Também o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso CMDI de Chapecó aderiu à Campanha Nacional de Enfrentamento a Violência Contra a Pessoa Idosa junto ao Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa – CNDI, que realizará às 15h, um Seminário Nacional sobre a Violência contra a Pessoa Idosa com transmissão ao vivo pelo facebook e youtube nos links: www.youtube.com/c/EventosCEADUFV e www.facebook.com/cndiconselhonacional
A violência contra o idoso  é uma questão social global que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo e que merece a atenção da comunidade. O abuso de idosos muitas vezes ocorre sem que haja reconhecimento ou resposta, pois, até recentemente, esse grave problema social estava oculto à vista do público e era considerado um assunto privado. No entanto, sabemos que o abuso de idosos é um importante problema de saúde pública e social que deve ser olhado com atenção para podermos combatê-lo.
Tipos de violência contra às pessoas idosas:
A mais comum é a negligência, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, alimentação, medicamentos, proteção contra frio ou calor.
O abandono é considerado uma forma extrema de negligência. Acontece quando há ausência ou omissão dos familiares ou responsáveis, governamentais ou institucionais, de prestarem socorro a um idoso que precisa de proteção.
Há, ainda, a violência física, quando é usada a força para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam, ferindo, provocando dor, incapacidade ou até a morte.
Violência financeira ou material, que é a exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou o uso não consentido de seus recursos financeiros e patrimoniais.
Violência sexual, quando a pessoa idosa é obrigada a manter relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.
Violência psicológica ou emocional é a mais sutil das violências. Inclui comportamentos que prejudicam a autoestima ou o bem-estar do idoso, entre eles, xingamentos, constrangimento, impedimento de que vejam amigos e familiares, etc. Precisamos unir forças para juntos enfrentarmos esse grave problema.

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Oficina de Grafite é realizada na EBM Diogo Alves da Silva

Na última sexta-feira, 14 de junho, os alunos das turmas 72 e 73 do 7º ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.