quinta-feira , 18 julho 2024
Home / Saúde / Departamento de Ensino e Pesquisa do CEPON tem 23 estudos em andamento na área do tratamento do câncer
CEPON/Divulgação

Departamento de Ensino e Pesquisa do CEPON tem 23 estudos em andamento na área do tratamento do câncer

Considerada de grande importância para o avanço da ciência e o desenvolvimento de tratamentos oncológicos inovadores aos pacientes, a Pesquisa Clínica tem neste 20 de maio uma data internacional de celebração. O Centro de Pesquisas Oncológicas Dr. Alfredo Daura Jorge (CEPON), por meio do Departamento de Ensino e Pesquisa, mantém 23 estudos em desenvolvimento e 257 participantes atendidos. É hoje uma referência para Santa Catarina e para o Brasil no segmento.

De acordo com médica oncologista Dra. Yeni Verônica Nerón, responsável pelo Serviço de Pesquisa Clínica, atualmente são sete estudos com recrutamento aberto, que estão com inclusão de novos pacientes participantes, e 16 em andamento com participantes em acompanhamento.

“Do total de estudos, em dois o CEPON é centro coordenador, ou seja, somos o primeiro centro do Brasil a iniciar o estudo, fazendo a tramitação dos documentos regulatórios com a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) para depois distribuir para os demais centros no país”, afirma Dra Yeni. De acordo com ela, em dois estudos, o CEPON está entre os destaques por ter incluído mais participantes do que outros Centros no Brasil.

Para o presidente da FAHECE, Dr. Alvin Laemmel, organização social que faz a gestão do CEPON, o Departamento de Ensino e Pesquisa do CEPON presta um importante serviço para a saúde de Santa Catarina, contribuindo para qualificar o tratamento dos pacientes oncológicos e para o conhecimento no segmento. “É muito importante que tenhamos critérios claros e que o resultado do conhecimento gerado seja patrimônio do Estado, para que possamos contribuir para desenvolver os tratamentos em saúde”, afirma.

Para os pacientes que têm interesse em acompanhar o cadastramento, o Departamento de Pesquisa Clínica do CEPON atende no telefone (48) 3331-1553. Informações sobre estudos abertos também estão disponíveis no Instagram www.instagram.com/pesquisaclinicacepon.

 

Fonte: SC Portais

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Vigilância em Saúde faz quatro mutirões contra a dengue na semana

A Vigilância em Saúde Ambiental da Prefeitura de Chapecó programou quatro mutirões de combate ao ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.