sexta-feira , 19 abril 2024
Home / Geral / Defesa Civil alerta para ondas de até 5 metros no litoral de Santa Catarina
Foto: Defesa Civil

Defesa Civil alerta para ondas de até 5 metros no litoral de Santa Catarina

O mar de Santa Catarina deve continuar agitado entre hoje e amanhã devido a passagem do ciclone Yakecan, que levou ventos de mais de 100 km/h à região Sul do Brasil. A previsão é de que sejam formadas ondas de até cinco metros de altura no litoral sul e na Grande Florianópolis, segundo alerta emitido pela Defesa Civil do estado. As condições devem ser intensificadas pela combinação da tempestade com a chamada maré de sizígia, provocada pela lua cheia, que ajuda na formação de ondas maiores. No litoral norte do estado, elas devem ter picos de 2,5 metros.

As últimas horas na região Sul também foram marcadas por neve, sensação térmica negativa e incidentes causados pelos fortes ventos levados pelo Yakecan, que destelharam um hospital em Tramandaí (RS) e tombaram um caminhão na Serra do Rio do Rastro (SC). Imagens feitas por uma testemunha registraram o veículo tremendo até virar completamente. Segundo a Polícia Militar Rodoviária do estado, a estação meteorológica da corporação registrou ventos de 157 km/h na região, na altura do município de Bom Jardim da Serra. Em relação ao frio, o recorde negativo ficou com São José dos Ausentes (RS), que registrou – 2°C nos termômetros, com sensação térmica de – 20°C, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A cidade também teve queda de neve na madrugada de hoje, assim como Cambará do Sul, na Serra Gaúcha, e alguns municípios de Santa Catarina, como Urupema, São Joaquim e Urubici. Apesar das belas fotos tiradas em meio à neve, o cenário extremo causou transtornos na região, com estradas fechadas, aulas suspensas e mais de 200 mil pessoas sem luz – o que se manteve hoje, após mais de 12 horas dos problemas na distribuição de energia.

Fonte: UOL

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

“Projeto Visitando o Museu” é tema do Podcast da Secretaria de Educação

Na tarde desta quinta-feira (11), as articuladoras do Ensino Fundamental, Jaíne Menoncin Voicolesko, de História ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.