terça-feira , 19 março 2024
Home / Educação / Costureira de 87 anos doa roupas de bonecas para Centro de Educação Infantil
Fotos: Diego de Bastiani/SEDUC

Costureira de 87 anos doa roupas de bonecas para Centro de Educação Infantil

O CEIM Aquarela recebeu, no último dia 10 de março, a visita de uma grande parceira da instituição: Dona Vilma Favero Migliavacca, que aos 87 anos, proporciona a alegria das crianças ao doar roupas de bonecas confeccionadas por ela. Um ato lindo e generoso que revela uma história de amor pela costura, o qual começou quando Dona Vilma ainda era muito jovem. Ela relata que sua mãe foi quem a motivou a iniciar o ofício, e, posteriormente, foi aperfeiçoado com a colaboração de uma amiga da família.

A máquina de costura, utilizada por Dona Vilma, tem 65 anos e foi um presente dado pelo pai. A máquina, que hoje produz roupas para bonecas, tapetes, chinelos e almofadas, serviu, por muitos anos, para costurar e reparar as roupas do marido, filhos e netos. “Eu cuidava da casa, trabalhava na roça, no moinho e sempre que sobrava um tempo, lá estava eu costurando. Os vizinhos me pediam para fazer vestidos para as crianças e eu adorava. Fazia com muito capricho. As minhas irmãs também costuravam, mas não tão bem quanto eu!”, relatou com muita lucidez.

Costurar vestidos sempre foi a preferência dela. E por isso, surgiram as roupas de bonecas. Por algum tempo, ela costurava e enviava para o CEIM Aquarela, mas, desta vez, Dona Vilma foi pessoalmente entregar as roupinhas, e segundo ela, foi maravilhoso: “Eu não imaginava que seria tão bem recebida. Eu fiquei muito feliz!”.

Para passar a linha na agulha e consertar a máquina, ela dispõe da ajuda dos netos e dos filhos, que também arrecadam tecidos e outros materiais usados nas produções. Todos se esforçam para manter a matriarca da família envolvida em sua atividade favorita. “Eu acho que esse é o dom que Deus me deu e eu pretendo costurar por muito tempo. Se eu ficar sem minha máquina, eu fico doente!”, finalizou Dona Vilma.

“A Dona Vilma é um exemplo de mulher! Usar seu dom em prol dos demais é uma atitude louvável. A secretaria de educação, em nome do CEIM Aquarela, juntamente com os professores, pais, conselho escolar e, principalmente, as crianças, agradece, de coração, à Dona Vilma… pelas roupinhas, vestidos, almofadas e também pelo carinho e amor na confecção das peças!”, expressou a secretária de educação, Astrit Tozzo.

Fonte: Imprensa/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Secretaria de Educação realiza Podcast sobre Período de adaptação e acolhimento na Educação Infantil

A Secretaria Municipal de Educação, preocupada com o bem-estar das crianças e famílias, convidou as ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.