domingo , 25 fevereiro 2024
Home / Destaque / Coordenador do Colegiado da Agricultura da AMOSC é eleito 2º Secretário do Cosapesc
Foto: Assessoria/AMOSC

Coordenador do Colegiado da Agricultura da AMOSC é eleito 2º Secretário do Cosapesc

O coordenador do Colegiado da Agricultura da AMOSC (Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina), Honorino Dalapossa, secretário de Desenvolvimento Rural do município de Pinhalzinho, participou na última semana da primeira reunião do Colegiado Estadual dos Secretários Municipais de Agricultura e da Pesca de Santa Catarina – Cosapesc. A reunião ocorreu de maneira híbrida, sendo que Honorino participou de forma online, juntamente com o secretário de agricultura de Cordilheira Alta, Alexandre Bergamin e o diretor executivo do Instituto Saga, Morciel de Araújo Faraum, desde a sede da AMOSC em Chapecó.

Na pauta deste primeiro encontro do ano foi eleita a nova diretoria do Cosapesc, na qual Honorino foi eleito 2º Secretário, além de debater assuntos como a agricultura familiar catarinense, a Nota Fiscal do Produtor Rural e a conectividade no campo, e no final foi aprovado o calendário para as próximas reuniões do colegiado. Reuniões institucionais com entidades parceiras – Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e suas comissões permanentes ligadas à área; Secretaria de Estado da Agricultura, Epagri e Cidasc serão organizadas durante o ano.

Honorino destacou que esse será um ano de retomada das ações do Colegiado Estadual, depois de dois anos de pandemia e que muitas são as questões que devem estar em pauta para serem deliberadas e precisam da participação efetiva do colegiado. A exemplo da regularização fundiária, que o Estado tem um programa, porém existe pouco diálogo para a colocar em prática e muito precisa ser feito. “Outra questão importante é em relação a sanidade animal, pois Santa Catarina tem vários problemas sérios de brucelose e tuberculose e que precisam ser resolvidos de maneira ágil. E ainda a destinação de carcaças de animais, entre outras diversas questões, que envolvem o agronegócio e a agricultura familiar catarinense”, completa Dalapossa.

Ele ressalta ainda que em Santa Catarina são mais de 180 mil famílias que vivem da agricultura e da pesca, sendo que os municípios fazem o que podem para dar assistência técnica e subsídios para a produção. “Porém, os municípios, cada um com suas particularidades, enfrentam dificuldades para oferecer mais, e por isso, a nova diretoria do Cosapesc tem o compromisso de buscar essa aproximação com os governos e órgãos do setor, estadual e federal, para de fato efetivarmos as políticas públicas já existentes para o setor, além de também aproximarmos os municípios para buscar a resolução das questões que envolvem o agro como um todo”, finalizou.

Nova diretoria do Cosapesc

Presidente: Itamir Gasparin – Frei Rogério/AMURC
Vice-Presidente: Luiz Cristóvão Crocetta – Orleans/AMREC
1º Secretário: Leonardo Navarro Cotrim – Mafra/AMPLANORTE
2º Secretário: Honorino Dalapossa – Pinhalzinho/AMOSC
Secretária Administrativa: Dayna Maressa – FECAM

As próximas reuniões ordinárias e extraordinárias estão marcadas para 05 de maio, 07 de julho, 08 de setembro e 24 de novembro.

 

Fonte: Assessoria/AMOSC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Motos terão espaço prioritário em semáforo da avenida Getúlio Vargas com a São Pedro

A Diretoria de Segurança Pública da Prefeitura de Chapecó informa a todos os cidadãos que ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.