quarta-feira , 19 junho 2024
Home / Cultura / Conselho Estadual de Cultura faz entrega da Medalha Cruz e Souza na AMOSC
Foto: Assessória/AMOSC

Conselho Estadual de Cultura faz entrega da Medalha Cruz e Souza na AMOSC

Um momento especial ocorreu na tarde desta terça-feira (16), para a cultura chapecoense e região. O presidente do Conselho Estadual de Cultura (CEC), Luiz Ekke Moukarzel esteve na AMOSC – Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina, aonde entregou a Medalha Cruz e Souza, maior honraria da cultura no estado, para a artista Michelle Silveira, conhecida popularmente como a Palhaça Barrica e integrante do grupo Doutores RiSonhos. Michelle foi uma das homenageadas do ano de 2020, tendo sua trajetória cultural reconhecida pelo Estado de Santa Catarina. O presidente da AMOSC, Névio Mortari, prefeito de Paial, também participou da entrega da honraria a artista.

A entrega foi realizada durante a reunião bimestral do Colegiado de Cultura da AMOSC. No encontro, o presidente do CEC falou sobre alguns projetos para incentivo da área cultural do Estado de SC em 2022. Moukarzel, salientou a importância dos municípios estarem com sua estrutura de Gestão Cultural organizada, como a Lei do Sistema Municipal, Plano Municipal de Cultura elaborada e aprovada, bem como, um Conselho Municipal de Cultura ativo nos municípios. Em sua agenda no município, Moukarzel realizou uma série de visitas pelos espaços culturais públicos de Chapecó.

Durante a reunião foi abordado pelo professor Hilário Petroli, sobre o Talian, que é o dialeto da língua vêneta falada na Região Sul do Brasil e na sequência fez a entrega de uma gramática do Talian aos participantes na reunião.

Outro tema debatido, foi sobre a utilização do saldo remanescente da Lei Aldir Blanc pelos municípios que fizeram ou ainda estão nos procedimentos e encaminhamentos de editais destinados aos produtores culturais e a realização de Conferências de Cultura para o monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Cultura em 2022.

Fonte: Assessória/AMOSC

Entrega da Gramática Talian – Gracieli Caovilla, coordenadora do Colegiado de Cultura da Amosc, Luiz Ekke Moukarzel, presidente do Conselho Estadual da Cultura e o escritor Hilário Petroli (Foto: Assessória/AMOSC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Programa Água Boa cadastra produtores interessados na proteção de nascentes e cursos de água

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Chapecó informa que está aberto o cadastro de interessados ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.