sexta-feira , 12 julho 2024
Home / Chapecó / Como dar Más Notícias é tema de palestra para profissionais de Saúde em Chapecó
Foto: Assessoria PMC

Como dar Más Notícias é tema de palestra para profissionais de Saúde em Chapecó

Diariamente nos serviços de saúde os profissionais precisam dar mas notícias aos pacientes. Seja o diagnóstico de uma doença, um casal que não pode ter filhos ou informar o falecimento de um familiar. Repassar essas informações não é uma tarefa fácil e os profissionais precisam estar preparados para essa função. E foi com esse objetivo que aconteceu na quinta-feira (10), no auditório da Prefeitura, a palestra “Comunicação de Más Notícias”. Participaram da capacitação os coordenadores dos 26 Centros de Saúde da Família e dos serviços especializados da Secretaria de Saúde.
De acordo com o Secretário da Saúde de Chapecó, Jader Danielli, a Administração Municipal tem uma preocupação constante em capacitar seus servidores. “A palestra é uma das iniciativas que temos com as universidades, com o objetivo de integração, compartilhar os conhecimentos acadêmicos e aplica-los na prática para qualificar o atendimento aos pacientes, trazendo benefícios para a população”, disse Jader.
A palestrante, Leoni Terezinha Zenevicz, conceituou que as más notícias são toda a comunicação que mude drasticamente a vida da pessoa, até aprender a conviver com ela. No dia a dia dos serviços de saúde, os profissionais enfrentam esse momento com frequência. “O respeito e a solidariedade deve estar presente com os profissionais de saúde e que no dia a dia precisam estar ainda mais presentes”, comentou.
A palestrante reforçou aos profissionais que, com sensibilidade e delicadeza, explicar a um paciente uma notícia pode interferir inclusive no tratamento deles. “Ela destacou ainda que a forma de dizer e comunicar uma noticia a um paciente, pode impactar na adesão do paciente ao tratamento, no prognóstico e nas escolhas que ele vai fazer”, explicou.

Palestrante
Leoni Terezinha Zenevicz é enfermeira e professora na Universidade Federal da Fronteira Sul. Ela é Mestre em Saúde Coletiva; Doutora em Gerontologia Biomédica; Pós-Doutora em Saúde Coletiva.

Fonte: Assessoria PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Pré-candidatos do PSD na cola de Bolsonaro

A certeza de uma eleição bem sucedida após uma foto com o cabo eleitoral de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.