terça-feira , 21 maio 2024
Home / Cultura / Colegiado da AMOSC participar do X Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura
Fonte: Assessoria/AMOSC

Colegiado da AMOSC participar do X Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura

 

A retomada da agenda cultural em todo o Estado e os desafios para o setor protagonizaram o X Fórum Catarinense dos Gestores Municipais de Cultura, que movimentou o município de Ibirama, no Vale do Itajaí, de quarta (11) até esta sexta (13) e contou com a participação do Colegiado de Cultura da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC). O evento visa ampliar o diálogo entre o Ministério da Cultura – MinC, as prefeituras e o Governo do Estado, com o objetivo de fortalecer as ações de programas já existentes e abrir caminhos para futuras parcerias.

“Um momento de aprendizado, troca de experiências e integração, para agregarmos na organização da gestão pública municipal, fortalecem e dinamizam o setor cultural. A discussão de políticas públicas para maior inclusão e valorização da cultura que vem se desenvolvendo de forma ampla em nossos municípios”, avalia a coordenadora do Colegiado de Cultura da Amosc, Roselaine Vinhas, que é presidente da Fundação Cultural de Chapecó.

O fórum teve como conferência de abertura a Diversidade Cultural, com o diretor de Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, José de Oliveira Junior; Mesa Redonda: Políticas Culturais dos Governos Estadual e Federal; Oficinas e apresentações culturais diversas; Debate sobre a gestão cultural na pandemia (aprendizados); Apresentação dos Cases do Prêmio Catarinense de Gestão Cultural e Entrega do Prêmio de Boas Práticas. Promovido pelo Conselho Estadual de Gestores de Cultura (Congesc), a premiação tem como objetivo valorizar e reconhecer ações de gestão cultural realizadas pelos municípios catarinenses.

Prêmio Boas Práticas

A Fundação Cultural de Chapecó foi premiada no Prêmio Catarinense de Boas Práticas em Gestão Cultural. Chapecó concorreu, e venceu, na categoria Implantação do Sistema Municipal de Cultura. Desde 2010, o município encontra-se com o Sistema Municipal de Cultura em funcionamento. É ele que rege toda a política cultural desenvolvida na cidade, desde a forma de gestão até o lançamento de editais via Fundo Municipal de Cultura, passando pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) e projetos de formação como o Arte Cidadã, Orquestra Sinfônica e Escola de Artes.

Para a presidente da Fundação Cultural Roselaine Vinhas, a premiação é o reconhecimento do trabalho pioneiro feito pelo município, em implantar o Sistema Municipal de Cultura. “Chapecó foi um dos primeiros municípios catarinenses a adotar o Sistema. Nesses 12 anos, através dele, criou-se uma estrutura sólida de financiamento e difusão cultural que atende tanto os artistas, como a comunidade em geral”, declarou.

Fonte: Assessoria/AMOSC

 

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Chapecó sedia o 2º Congresso Brasileiro de Tecnologia e Inovação em Saúde e Semanas de Enfermagem

Chapecó está no centro das atenções do setor de saúde ao sediar o 2º Congresso ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.