domingo , 25 fevereiro 2024
Home / Destaque / Chapecó lança pacote de ações no combate à dengue
Foto: PMC

Chapecó lança pacote de ações no combate à dengue

A Secretaria de Saúde de Chapecó lançou um pacote de ações para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti no município. De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde do Município, Rodrigo Momoli, e o biólogo da Vigilância em Saúde Ambiental, Junir Lutisnki, Chapecó é uma cidade que há muitos anos enfrenta uma infestação do mosquito, pela grande circulação de pessoas, veículos, caminhões e mercadorias.

A vigilância já vinha realizando algumas ações de fiscalização e monitoramento, além de mutirões pontuais. Mas novas ações foram deflagradas devido a um aumento da infestação, que foi apontado por um levantamento realizado no período de 3 a 12 de novembro. Em 3.790 visitas foi apontado uma infestação de 4% dos imóveis, sendo que o limite seria de 1%. Além disso, no período do verão há um aumento na reprodução do mosquito.

As ações para atacar esta infestação são as seguintes:
– Novo canal de denúncias pelo aplicativo Chapecó Digital;
– Contratação de mais 12 Agentes de Combate a Endemias;
– Uso do drone da Guarda Municipal de Chapecó para fiscalização de locais de difícil acesso;
– Envolvimento das Agentes Comunitárias de Saúde nas medidas de prevenção;
– Dia D da Dengue, no dia 27 de novembro, com mutirões nas regiões Sul e Efapi, onde foi registrada infestação de 7,2 e 6,2% dos imóveis, respectivamente.

Chapecó teve 139 novos casos de focos do mosquito registrados na semana passada, chegando a um total de 1.331 casos. A cidade conta com 64 casos positivos no ano.

Fonte: PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Motos terão espaço prioritário em semáforo da avenida Getúlio Vargas com a São Pedro

A Diretoria de Segurança Pública da Prefeitura de Chapecó informa a todos os cidadãos que ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.