quinta-feira , 28 março 2024
Home / Geral / Chapecó inicia a distribuição e acompanhamento da profilaxia Pré-Exposição de risco ao HIV (PrEP)
Foto: Secretaria de Saúde

Chapecó inicia a distribuição e acompanhamento da profilaxia Pré-Exposição de risco ao HIV (PrEP)

O Município de Chapecó em conjunto com o governo de Santa Catarina e outras onze cidades catarinenses assinaram a Declaração de Paris, firmando o compromisso do Estado e dos municípios com a estratégia da UNAIDS de Aceleração da Resposta nas Cidades rumo ao fim da epidemia de AIDS como ameaça à saúde pública até 2030.

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) se insere como uma estratégia adicional de prevenção disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de reduzir a transmissão do HIV. Esta profilaxia consiste na tomada diária de um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV.

Buscando cumprir este compromisso e a meta estabelecida no Plano Municipal de Saúde – Gestão 2022-2025, a Prefeitura de Chapecó, através da Secretaria de Saúde inicia a oferta da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) no próximo dia 30 de janeiro.

O Secretário de Saúde Jader Adriel Danielli destaca que esta é mais uma articulação entre a gestão pública municipal e o Ministério da Saúde atuando na prevenção de riscos à saúde da população.

A Secretaria de Saúde informa que a população interessada poderá buscar mais informações diretamente no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em HIV/AIDS, instalado junto à Policlínica Municipal (rua Jorge Lacerda, n.º 70, Centro) ou pelo telefone (49) 3331-2514.

Destaca-se que o SAE é referência para 36 municípios da região, pactuados no atendimento das Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (PVHA) e seus parceiros, que não vivem com o vírus do HIV (sorodiferentes).

 

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Acadêmicos dos cursos de saúde irão auxiliar no monitoramento dos pacientes com dengue

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, firmou parceria com as universidades que ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.