quarta-feira , 29 maio 2024
Home / Destaque / Chapecó inicia 2022 ampliando geração de emprego, com 908 vagas novas
Foto de fauxels no Pexels

Chapecó inicia 2022 ampliando geração de emprego, com 908 vagas novas

Chapecó iniciou 2022 ampliando a oferta de emprego. De acordo com dados divulgados recentemente pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, somente em janeiro foram 908 vagas, resultado de 4.941 admitidos menos 4.033 demitidos.

O setor que mais gerou empregos foi a Indústria, com 498 vagas, seguido pela Construção Civil, com 350 vagas e Serviços, com 134 vagas. A Agropecuária ficou estável e o Comércio teve redução de 74 vagas.

De acordo com o Diretor de Incentivo ao Empreendedorismo e Turismo, Luiz Roberto Tillmann, o setor agroindustrial vem mantendo bons números, com novos investimentos, como por exemplo a nova fábrica de óleo de soja da Cooperativa Agroindustrial Alfa, um investimento de R$ 300 milhões. O setor do agronegócio acaba movimentando também outras cadeias, como metalmecânica, serviços e construção civil.

“Começamos bem o ano e temos boas perspectivas. O Simplifica Chapecó, serviço da Prefeitura que dá apoio para abertura de novos empreendimentos, registrou 408 novas Microempresas Individuais (MEIS) em janeiro e 417 em fevereiro”, disse Tillmann.

Ele afirmou que a queda no comércio foi pontual, com o encerramento dos contratos temporários de final de ano, mas que o comércio teve bons números no ano passado, com 1.113 admissões a mais do que as demissões. Em 2021 Chapecó teve saldo positivo de 6.414 vagas, num acréscimo de 42% em relação ao ano anterior.

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, disse que a Administração Municipal tem sido uma incentivadora de novos empreendimentos, desburocratizando, atraindo novos negócios e investimento na melhoria da infraestrutura para ampliar também os negócios locais. São cerca de R$ 700 milhões em pavimentação, elevado, contorno viário e novo distrito industrial da Efapi, entre outras obras.

Em números absolutos Chapecó é o quinto município que mais gerou emprego entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, em Santa Catarina, atrás de Florianópolis, Joinville, Blumenau e Itajaí. Mas em termos de crescimento relativo, que é o percentual de crescimento em relação ao número de empregados, ficou em segundo, com crescimento de 0,99 no mês, perdendo só para Lages, que teve crescimento de 1,09%.

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Inteligência Artificial é tema que encerra a “Jornada Meu Primeiro Emprego”

Para fechar com chave de ouro a “Jornada Meu Primeiro Emprego”, a Secretaria Municipal de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.