domingo , 25 fevereiro 2024
Home / Notícias / Chapecó avança na modernização dos serviços públicos com o atendimento digital na Diretoria de Meio Ambiente
Imagem/Divulgação

Chapecó avança na modernização dos serviços públicos com o atendimento digital na Diretoria de Meio Ambiente

A implementação de sete novos serviços digitais da Secretaria de Meio Ambiente estará disponível a partir desta terça-feira (22/3)

A Prefeitura de Chapecó avança em mais uma etapa no processo de digitalização do atendimento a partir desta terça-feira (22 de março).

Além dos serviços públicos já disponibilizados na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento e no Procon, a gestão municipal está digitalizando pedidos relacionados ao Meio Ambiente.

O Aprova Digital, sistema especializado na digitalização de serviços públicos, substituirá a entrada de requerimentos feita pelo cidadão no balcão da prefeitura e o trabalho de protocolo e análise físico e manual realizados pelos servidores.

Com a mudança, sete novos tipos de serviços serão digitais – de ponta a ponta – na Prefeitura de Chapecó:

1. Licença Ambiental Prévia (LAP)
2. Autorização Ambiental
3. Autorização de Corte
4. Certidão de Conformidade Ambiental
5. Declaração de Atividade Não Constante
6. Licença Ambiental Operação (LAO)
7. Licença Ambiental de Instalação (LAI)

A digitalização de serviços públicos vai trazer benefícios para o Município, mas principalmente para os profissionais da área ambiental.

Para a gestão municipal, o tempo de resposta de análises para requerimentos pode se tornar até 90% mais rápido. Uma outra vantagem é a extinção de arquivos e protocolos físicos, uma vez que o sistema faz essa atividade na nuvem.

Além disso, a digitalização permite que os servidores parem de fazer checagem manual da entrada e saída de pedidos em papel para trabalhar de forma mais dinâmica e produtiva para a cidade, realizando a etapa de análise pelo computador.

Também não será mais necessário que o cidadão se desloque até o balcão da prefeitura ou faça impressões dos requerimentos para validação do processo. O requerimento já deve entrar no sistema com todos os pré-requisitos atendidos.

Segundo Ana Paula Scramin, especialista em transformação digital de prefeituras no Aprova, “os processos digitais são aliados da prefeitura na estratégia de gerar eficiência, reduzir os custos do atendimento e facilitar o acesso do cidadão a serviços públicos de qualidade.”

No dia 22 de março, às 14h, a Prefeitura fará uma transmissão online para apresentar o novo sistema e orientar os profissionais da área ambiental sobre o uso da plataforma Aprova Digital.

Clique e acesse a live de lançamento para acompanhar mais essa novidade na Prefeitura de Chapecó.

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Chapecó tem sete CRAS que atendem 40 mil famílias cadastradas na Assistência Social

Serviços de Proteção e Atendimento Integral as Famílias – PAIF, Serviço de Convivência e Fortalecimento ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.