quarta-feira , 29 maio 2024
Home / Notícias / CEREST Regional de Chapecó já acompanhou 655 trabalhadores vítimas de acidente de trabalho após alta hospitalar
Foto: Assessoria/PMC

CEREST Regional de Chapecó já acompanhou 655 trabalhadores vítimas de acidente de trabalho após alta hospitalar

O CEREST Regional de Chapecó foi habilitado por meio da Portaria SAS nº. 653 de 19/09/2006 e inaugurado em 27/04/2007. É uma unidade regional especializada, que fornece suporte técnico para o SUS, nas ações de promoção, prevenção e vigilância em saúde do trabalhador.

Um dos Eixos de atuação do CEREST é o de Suporte técnico para apoio socioassistencial ao trabalhador acidentado após alta hospitalar. Este eixo tem sua atuação baseada na articulação da rede SUS para a continuidade do processo de reabilitação funcional do trabalhador, vítima de acidente de trabalho, após a alta hospitalar. Para tanto, realiza matriciamento e suporte técnico para profissionais da rede SUS a fim de que estes realizem o acompanhamento do trabalhador vítima de acidente de trabalho nos seus territórios, após a alta hospitalar.

O trabalho deste eixo tem objetivo de desenvolver o “olhar” dos profissionais de saúde em relação à saúde do trabalhador em seus serviços, estimulando a comunicação com a rede socioassistencial, possibilitando um trabalho articulado, que resulta em atendimento integral a saúde do trabalhador.

Este trabalho iniciou no ano de 2018, onde foram realizadas 655 solicitações de acompanhamento a trabalhadores vítimas de acidente de trabalho, 53 ações de matriciamento nas quais se associa o conhecimento e sua aplicação prática, e 18 capacitações nas quais participaram 215 Assistentes Sociais dos municípios do território de abrangência do CEREST, 172 agentes comunitários de Saúde, 39 outros profissionais da saúde.

Após o acidente de trabalho muitas famílias ficam vulneráveis frente às demandas de saúde e sociais decorrentes do acidente e esse acompanhamento possibilita identificar essas demandas, por exemplo, necessidade de cadeira de rodas, cama hospitalar, muletas, orientações sobre autorização de encaminhamentos médicos, orientação solicitação do benefício Auxílio Doença, Aposentadoria por Invalidez, solicitação de acompanhamento da Assistência Social para necessidades básicas, além de outras necessidades atendidas por outros serviços da rede socioassistencial.

 

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Prefeitura inicia obras de revitalização de diversas ruas

A Prefeitura de Chapecó, anunciou na segunda-feira (22) um investimento de cerca de R$ 10 ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.