sexta-feira , 23 fevereiro 2024
Home / Destaque / Centro Municipal de Atendimento Pediátrico vai abrir na segunda-feira
Fonte: Assessoria / PMC

Centro Municipal de Atendimento Pediátrico vai abrir na segunda-feira

Estrutura vai dar apoio ao Hospital da Criança

A partir da próxima segunda-feira Chapecó contará com mais um ponto de atendimento para crianças, que é o Centro Municipal de Atendimento Pediátrico, que funcionará diariamente, das 10h às 22h.
A estrutura que contará constantemente com três médicos (pelo menos um deles pediatra), vai funcionar num espaço anexo à Unidade de Saúde do SAIC, na rua João XXIII, 74 D. Serão pelo menos três consultórios, recepção, sala de observação, sala de coleta e banheiros.
“Estamos montando esta estrutura a 300 metros do Hospital da Criança, com mais médicos, para dar apoio ao atendimento, pois a demanda aumentou muito nos últimos dias. Quem for classificado com pulseira verde e azul, que não são casos graves, serão encaminhados para o Centro Municipal de Atendimento Pediátrico. Isso para pacientes de Chapecó. No hospital, que não é gerido pelo município, serão atendidos os casos graves”, disse João Rodrigues.
O secretário de Saúde, Jader Danielli, disse que o município também vai colocar enfermeiros no hospital para ajudar a agilizar a triagem e diminuir o tempo de espera. Novos profissionais foram contratados e houve otimização de serviços para compor as novas equipes. Além de apoiar o hospital o Centro Pediátrico vai atender também os moradores do SAIC.
Já os moradores dos outros bairros devem procurar o primeiro atendimento nas unidades de Saúde mais próximas de casa, que atendem de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Lá eles serão avaliados e encaminhados para um dos sete polos onde tem pediatra, que são Saic, Bela Vista, Alta Floresta, Esplanada, São Pedro, Bormann e Belvedere.
O Posto de Saúde do Efapi, que funciona em três turnos, e o PA do Efapi, que é 24h, também atendem crianças.
Outra alternativa de atendimento é o Ambulatório Centro, que funciona no Salão Paroquial que fica nos fundos da Catedral Santo Antônio, ao lado do Camelódromo. Lá o horário foi ampliado nesta quarta-feira, das 7h às 22h. Antes ia até às 19.
Lembrando que UPA 24h, da Sete de Setembro, não atende criança.
Claro que, se for um caso de urgência e emergência, os pais devem se dirigir ao Hospital da Criança. As ações têm como objetivo atender nas outras unidades os casos que não precisam ir ao hospital, e com isso diminuir as filas e o tempo de atendimento.

Fonte: Assessoria / PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Inscrições para a Fase Municipal do JESC encerram nesta sexta-feira

As inscrições para a Fase Municipal de Chapecó, dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC), ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.