quinta-feira , 18 abril 2024
Home / Corpo de Bombeiros / CBMSC LANÇA EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO COM 250 VAGAS PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE PRAÇAS
Divulgação

CBMSC LANÇA EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO COM 250 VAGAS PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE PRAÇAS

Nesta sexta-feira, 01, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lançou o edital para o concurso público para ingresso no Curso de Formação de Praças (CFP). As inscrições estarão abertas entre os dias 05 de dezembro de 2022 e 05 de janeiro de 2023.

Dentre as 250 vagas deste edital, 200 delas são dedicadas a candidatos do sexo masculino e 50 delas a candidatas do sexo feminino. O valor da inscrição é R$ 200,00.

As vagas deste edital destinam-se exclusivamente ao reforço do efetivo das Organizações Bombeiro Militares (OBM) pertencentes a 2ª Região Bombeiro Militar (Batalhões: 2º, com sede em Curitibanos; 5º, com sede em Lages; 9º, com sede em Canoinhas e 15º, com sede em Rio do Sul) e da 3ª Região Bombeiro Militar (Batalhões: 6º, com sede em Chapecó, 11º, com sede em Joaçaba, 12º, com sede em São Miguel do Oeste e 14º, com sede em Xanxerê).

O concurso público passará por sete fases, sendo elas:

1) inscrição;

2) prova escrita (objetiva e redação) – caráter eliminatório e classificatório;

3) avaliação de saúde (médica e odontológica) – caráter eliminatório;

4) avaliação física – caráter eliminatório;

5) avaliação psicológica – caráter eliminatório;

6) investigação social – caráter informativo e eliminatório

7) apresentação de documentos e toxicológico – caráter eliminatório.

Curso de Formação de Praças (CFP)

O curso tem aproximadamente 9 meses de duração. Após o ingresso, o candidato aprovado no concurso e matriculado é denominado aluno-soldado bombeiro militar durante o período de formação, com graduação de Soldado 3ª Classe, na condição de Não-Qualificado (NQ). Após a conclusão do CFP, os aprovados passam a ser soldados Bombeiro Militar 2ª Classe.

O aluno-soldado terá contato com disciplinas teóricas e práticas em diversas áreas do conhecimento e em todas as áreas de atuação operacional, a fim de se capacitar para o exercício de todas as atividades executadas por um soldado do CBMSC.

Os soldados, após aprovados no CFP, passam a exercer funções de execução nas Unidades do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, tais como: combatente, socorrista, resgatista, analista de projetos, vistoriador, entre outras funções, de acordo com as competências previstas no Art. 108 da Constituição Estadual.

A Carreira de Praça do CBMSC oferece as seguintes graduações: soldado 3ª classe, soldado 2ª classe, soldado 1ª classe, cabo, 3º sargento, 2º sargento, 1º sargento e subtenente.

Clique aqui e leia o edital completo e se inscreva.

Edital completo: https://www.institutoconsulplan.org.br/getConc.aspx?key=BhL3WPmMyG4=

Créditos:
Texto: Melina Cauduro – jornalista do CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Prefeitura de Chapecó/Chapecoense/Unoesc busca melhorar cada vez mais para se manter no topo

Com 100% de aproveitamento, Verdão das Quadras está na liderança isolada da Série Prata da ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.