quarta-feira , 29 maio 2024
Home / Educação / Caminhos da Alfabetização é tema de curso da Secretaria de Educação
Foto: PMC

Caminhos da Alfabetização é tema de curso da Secretaria de Educação

A Secretaria Municipal da Educação está promovendo o curso “Caminhos da Alfabetização” para o aperfeiçoamento de professores alfabetizadores que neste ano atuam com 1° e 2° anos. Serão quatro encontros, dois no turno de trabalho e dois à noite, sendo que o principal objetivo é retomar conhecimentos básicos, aperfeiçoá-los e socializar ideias, inovando assim, o trabalho no dia a dia com nossos estudantes de forma a suprir as especificidades de cada turma.

A intenção é vivenciar as diferentes situações para compreender o que acontece com nosso aluno durante o processo de ensino aprendizagem, a interação/troca com os colegas também é um fator bastante positivo.

“O curso me interessou porque nos últimos dois anos estamos recebendo crianças com diversas dificuldades sociais e de comportamento que acabam influenciando na aprendizagem delas. E mesmo tendo experiência na área de alfabetização, acredito que o curso possa trazer contribuições acerca do tema. No primeiro encontro, nossas colegas da Secretaria trouxeram revisões e atualização da teoria e nos fizeram repensar a prática em sala de aula. Espero que os próximos encontros continuem estimulantes, e contribuam para uma aprendizagem sistemática com foco nas crianças”, expôs a professora Lucélia Danielli, efetiva na EBM Anita Garibaldi e que trabalha com duas turmas de alfabetização.

A Secretária de Educação, Astrit Tozzo, destaca a importância de momentos de estudo como este: “Temos muitos desafios em relação à alfabetização, e com o período pandêmico, o qual limitou a interação entre aluno e professor, essas necessidades vieram a tona, interferindo ainda mais no processo de aquisição da leitura e escrita. Para superá-los, nós temos que estudar e refletir sobre como podemos ser eficientes neste processo e o curso ‘Caminhos da Alfabetização’ vem de encontro a esta necessidade”.

O curso é ministrado pelas articuladoras dos anos iniciais: Aline Angélica Pinheiro, Lucilene Remos Farias, Regina Fátima Lunelli e Rosenilda Dias, e teve início na segunda-feira, e os próximos grupos serão atendidos nos dias 7 e 11 deste mês. O curso não é obrigatório e a adesão superou as expectativas.

Fonte: Assessoria/PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Olimpíada de Astronomia é realizada nas escolas da Rede Municipal

Ocorreu nesta sexta-feira (17), a aplicação das provas da 27ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.