terça-feira , 23 abril 2024
Home / Notícias / Administração entrega 250 títulos de regularização fundiária e inaugura asfalto no Loteamento Esperança
Foto: Leandro Schmidt/PMC

Administração entrega 250 títulos de regularização fundiária e inaugura asfalto no Loteamento Esperança

A entrega de cerca de 250 títulos de matrículas de regularização fundiária, além da inauguração de pavimentação de 17 ruas, serão realizadas pela Administração Municipal, a partir das 19h desta quarta-feira, no Loteamento Esperança, no campo ao lado do salão comunitário.

O prefeito João Rodrigues, secretários e vereadores participam do ato. De acordo com a diretora de Regularização Fundiária e Habitação, Edi Folle, este é primeiro loteamento de Chapecó Regularizado através da Lei Federal n. 13.465/2017, que prevê a regularização fundiária dos núcleos urbanos informais consolidados, bem como, o ordenamento territorial urbano e a titulação de seus ocupantes.

Foto: Divulgação PMC

A diretora explicou que o objetivo principal da REURB é a regularização, organização e a prestação de serviços públicos aos moradores do perímetro a ser regularizado, abrangendo melhorarias nas condições urbanísticas, ambientais, sociais e jurídicas da titularidade, evitando assim, transações de compra e venda pelos conhecidos “contratos de gaveta”, dos “direitos”, dos parcelamentos de solo irregulares e/ou clandestinos, invasões irregulares de áreas públicas ou ainda, de preservação permanente (APP).

O trabalho foi realizado com autonomia de elaboração e execução total por servidores públicos, ou seja, sem gasto excedente com terceirização e nenhum custo para os munícipes.

“Hoje a Regularização Fundiária de uma cidade vai muito além de moradia e proteção da propriedade, ela representa impacto financeiro (através da ampliação da arrecadação de IPTU, ISS e ITBI), impacto socioeconômico para a população beneficiada que tem seu imóvel valorizado, o que por sua vez, acaba movimentando o mercado imobiliário. Quando assumimos a Regularização Fundiária em fevereiro 2021, o objetivo foi estruturar o setor para podermos dar mais agilidade a processos que estavam abandonados há muitos anos. Buscamos capacitar a equipe nas grandes escolas do país e hoje somos referência em Regularização Fundiária para diversos municípios do país e do estado, que tem buscado conhecer a experiência chapecoense”, disse Edi Folle.

Ela ainda mencionou que nesta semana ainda será levado a registro o Loteamento Nova Vida 2 que vai titular 99 famílias no Distrito Marechal Bormann. No início do ano mais três loteamentos que já estão concluídos serão protocolados, totalizando aproximadamente 600 matrículas.

“É com certeza a maior ação autônoma de Regularização Fundiária da história de Chapecó. Em um ano frente a pasta, a Diretoria vai titular o equivalente a 6 anos. O mérito é de um time unido e competente que assumiu este grande desafio”, complementou Edi.

A Superintendência da Efapi e a secretaria de Planejamento e Desenvolvimento informaram que também nesta quarta-feira será o ato de inauguração de 13 ruas do Loteamento Esperança, além de trechos das ruas Fedelino Machado dos Santos, no loteamento Dona Rita, ruas Silvia Weber e Elói Ferreira dos Santos, no loteamento Elias Gallon e rua Alcides Sperandio, no loteamento Rosana.

 

Fonte: PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Prefeitura inicia obras de revitalização de diversas ruas

A Prefeitura de Chapecó, anunciou na segunda-feira (22) um investimento de cerca de R$ 10 ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.