terça-feira , 21 maio 2024
Home / Educação / Aberto Processo Seletivo para assistentes de alfabetização
Imagem/Divulgação: PMC

Aberto Processo Seletivo para assistentes de alfabetização

 

A Secretaria Municipal de Educação de Chapecó lançou ontem, quinta-feira, o edital para contratação de Assistentes de Alfabetização. A ação faz parte do programa Tempo de Aprender, do Governo Federal.

Tempo de Aprender é um programa de alfabetização abrangente, cujo propósito é melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do país. Para isso, o programa realiza ações que atuam no sentido de aprimorar a formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores; disponibilizar materiais e recursos baseados em evidências científicas para alunos, professores e gestores educacionais; aprimorar o acompanhamento da aprendizagem dos alunos, por meio de atenção individualizada; e valorizar os professores e gestores da alfabetização.

O programa Tempo de Aprender propõe ações estruturadas em quatro eixos:

  • Eixo 1: Formação continuada de profissionais da alfabetização;
  • Eixo 2: Apoio pedagógico e gerencial para a alfabetização;
  • Eixo 3: Aprimoramento das avaliações da alfabetização;
  • Eixo 4: Valorização dos profissionais da alfabetização.

Dentro do Eixo 2 vem o apoio financeiro para assistentes de alfabetização e custeio para as escolas. O assistente de alfabetização voluntário receberá, através de repasses específicos do FNDE ao Conselho Escolar de cada instituição educativa, a título de ressarcimento de despesas com transporte e alimentação, o valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) mensais para cada turma atendida, conforme normatizado na Resolução MEC n° 06, de 20 de abril de 2021 e art. 3º da Lei 9.608/98, mediante apresentação de relatório e recibo mensal de atividades desenvolvidas pelo voluntário.

A atuação de cada assistente de alfabetização será no máximo em oito turmas de primeiro e segundo anos do ensino fundamental, com cinco horas semanais de atividades por turma. Assim, a quantidade de vagas de assistentes de alfabetização voluntários que serão ofertadas, dependerá da quantidade de turmas existentes nos espaços educativos.

O candidato deverá efetivar a sua inscrição através do preenchimento do formulário de inscrição disponível no endereço eletrônico http://seletivoseduc.chapeco.sc.gov.br/ do dia 10/03/2022 ao dia 20/03/2022.

Poderão participar do presente Processo Seletivo, os candidatos com no mínimo 18 anos de idade, completados até a data da posse, que atendam a pelo menos um dos requisitos abaixo relacionados:

  • Ser habilitado em Pedagogia;
  • Estar cursando curso de graduação em Pedagogia;
  • Ter habilitação em Magistério Nível Médio;
  • Ensino Médio completo ou cursando.

Fonte: PMC

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

Forças de Segurança conhecem o Projeto Chapecó Criança

Em 2023 iniciaram-se as obras da Nova Chapecó Criança, que contará com diversas atividades voltadas ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.