sexta-feira , 19 abril 2024
Home / Política / A herança do Plano 1000
RICARDO WOLFFENBUTTEL/Divulgação

A herança do Plano 1000

Moisés (Republicanos) prometeu, agora, Jorginho (PL) terá que cumprir. A pressão de prefeitos e deputados – cada um, claro, querendo priorizar a sua região – está grande em cima do governador para que ele defina um cronograma de pagamento das transferências especiais do Plano 1000, prometidas ainda na gestão passada.

Isto porque, ainda somente com a promessa de recebimento da verba, as prefeituras iniciaram uma série de ações que, agora, estão paralisadas ou caminham a passos lentos porque o dinheiro não chegou. O repasse foi suspenso pelo Ministério Público de Santa Catarina e Tribunal de Contas do Estado ainda no governo de Carlos Moisés sob o argumento de que não havia controle sobre o que estava se pagando.

Ainda esta semana, a Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Thiago Zilli (MDB), durante Audiência Pública na Alesc, apresentou um relatório com o mapa das obras que estão paralisadas por todo o Estado e o próprio TCE pediu celeridade ao governo na elaboração de um plano de ação para retomada dos compromissos do extinto Plano 1000, o que, aliás, foi mais uma das suas promessas de campanha.

E a solução? O governador segue percorrendo as 21 regiões do estado, conversando diretamente com os prefeitos e identificando as prioridades de cada uma das cidades. Até o momento, 78 prefeituras já foram atendidas e o objetivo é que todos os 295 municípios sejam ouvidos. Um ofício apresentado pelo Secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, presidente do Grupo Gestor de Governo, à Fecam, garantiu que será dado prioridade para as obras que já estão em andamento e que a operacionalização dos processos ocorrerá imediatamente após as reuniões com o governador.

 

ANTT

Estudos de seis anos atrás, realizados e apresentados pela Fiesc, já apontavam para o colapso da BR-101 em Santa Catarina. E, agora, é o que está acontecendo, principalmente nas regiões de Itajaí e Joinville.

E no impasse para encontrar meios que melhore o fluxo de veículos na região, já que a ANTT avaliou o serviço da Arteris como ruim, impedindo-a de realizar obras que já não estivessem previstas no contrato, surgiu uma alternativa. Em reunião realizada esta semana na sede da ANTT, com a presença do senador Esperidião Amin (PP), da deputada federal Carolina De Toni (PL) e representantes da Arteris e Fiesc, foi sugerido que as multas sofridas pela concessionária ao longo do contrato sejam convertidas em melhorias nas rodovias. A proposta para obras emergenciais será apresentada ainda este mês pela Arteris. O que ainda não foi informado é de que forma isto irá impactar no bolso dos motoristas.

 Imprensa/ANTT

 

Microcrédito

O senador Esperidião Amin (PP), é o presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Microcrédito e às Microfinança, instalada esta semana no Senado Federal, com a missão de expandir o microcrédito e melhorar o arcabouço legal das microfinanças no Brasil.

Para a presidente da Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (ABCRED) e também presidente do Banco da Família, Isabel Baggio, isso será fundamental para a discussão de leis necessárias para fortalecer o setor.

 

Blitz das Prerrogativas

A presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, lançou a Blitz das Prerrogativas, um movimento para percorrer todas as regiões do Estado em junho ouvindo a advocacia e esclarecendo sobre as condições que devem ser respeitadas para o exercício profissional. Ter acesso a autos administrativos e judiciais e poder acompanhar o cidadão defendido são exemplos de requisitos eventualmente violados. Além da Capital, outras oito cidades vão receber ações da Blitz, seguindo um cronograma pela Subseção de Xanxerê e de Xaxim (6/6), Chapecó (7/6), Joinville (14/6), Balneário Camboriú (15/6), Blumenau (21/6), Araranguá e Criciúma (22/6).

 

Oportunidade

Presente em 152 países, a PwC Brasil, empresa global de prestação de serviços profissionais, está com inscrições abertas para a seleção de uma nova geração de solvers para as áreas de Auditoria Externa; Consultoria e Auditoria Atuarial; Serviços de Sustentabilidade; e Riscos e Controles. O programa é aberto a estudantes universitários ou profissionais recém-formados. Os interessados podem candidatar-se até 20 de junho no site da PwC Brasil.  Para a unidade de Florianópolis, as vagas são para Auditoria Externa e Riscos e Controles. As inscrições podem ser feitas até o dia 26, pelo site da empresa.

 

COSUD

O governador Jorginho Mello representa Santa Catarina no 8º encontro do Consórcio de Integração dos Estados do Sul e Sudeste (COSUD) nesta sexta-feira, 2, e sábado, 3, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

A próxima edição do evento, daqui a 90 dias, deverá ser em Santa Catarina.

Além dos governadores, ciceroneados pelo anfitrião Romeu Zema, haverá reunião dos Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados; dos Governadores com os líderes da Bancada Sul e Sudeste; e com os Presidentes das Assembleias Legislativas.

Produção e edição: ADI/SC – Jornalista Celina Sales
com colaboração de Cláudia Carpes.
Contato peloestado@gmail.com

Sobre Daniella Schneider

Veja Também

E mais uma vez, chuvas causam estragos no Estado

  Desde o último sábado, 13, o tráfego está interrompido nos dois sentidos, na BR-101, ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.